Sistema de Ensino Japonês

Sistema de Ensino Japonês

Sistema Escolar

O sistema educacional japonês foi reformado depois da Segunda Guerra Mundial. O antigo 6-5-3-3  sistema foi mudado para o sistema  (6 anos de ensino fundamental, de 3 anos de escola secundária, de 3 anos de colegial e 4 anos de Universidade) com referencia no sistema americano. O gimukyoiku (edudação obrigatória) tem o período de tempo de 9 anos, 6 em shougakkou (ensino fundamental) e 3 em chuugakkou (ensino médio).

Confira Outros Guias

Hiragana – KatakanaKanji

Japão tem uma das populações mais bem educadas do mundo, com 100% matrícula nas séries obrigatórias e de zero analfabetismo. Embora não seja obrigatório, o ensino médio (Koukou) as matrículas são  mais de 96% em todo o país e quase 100% nas cidades. A elevada taxa de abandono escolar é de cerca de 2% e tem vindo a aumentar. Cerca de 46% de todos os graduados do ensino médio vão para a universidade ou faculdade júnior.

O Ministério da Educação supervisiona de perto currículos, livros, aulas e mantém um nível uniforme de educação em todo o país. Como resultado, um elevado nível de educação é possível.

 

A vida dos estudantes

A maioria das escolas operam três termos de um  sistema que começa com o novo ano em abril. O sistema moderno educacional começou em  1872, e é modelado depois do sistema escolar francês, que começa em abril. O ano fiscal no Japão também começa em abril e termina em março do ano seguinte, o que é mais conveniente, em muitos aspectos.

Abril é o auge da primavera quando a flor de cerejeira (a flor mais amada dos japoneses!) floresce.

Flor e um momento mais adequado para um novo começo no Japão. Essa diferença no sistema de ano escolar causa alguns inconvenientes para os alunos que desejam estudar no exterior nos EUA. Metade de um semestre é desperdiçado esperando para entrar e muitas vezes mais um ano é desperdiçado quando voltam ao sistema universitário japonês e tem que repetir um ano.

Exceto para os graus mais baixos do ensino fundamental, a média diária da escola em dias de semana é de 6 horas, o que faz com que seja um dos dias de aula mais longos do mundo. Mesmo depois de deixar a escola, as crianças têm treinos e outra lição de casa para mantê-los ocupados. Férias são seis semanas no verão e cerca de 2 semanas cada, para inverno e primavera. Existem muitas vezes lições de casa sobre estas férias.

Cada classe tem sua própria sala de aula fixa onde os seus alunos fazem todos os cursos, exceto para treinamentos práticos e trabalho de laboratório.Durante o ensino fundamental, na maioria dos casos, um professor ensina todas as matérias em cada classe. Como resultado do rápido crescimento da população, após a Segunda Guerra Mundial, o número de alunos em uma classe típica elementar ou escola secundária, ultrapassava  50 alunos, mas agora ele é mantida abaixo de 40.  No público elementar e secundário, merenda escolar (kyuushoku) é fornecido em um cardápio, e é comido na sala de aula. Quase todas as escolas secundárias exigem que seus alunos usem uniforme escolar (seifuku).

A grande diferença entre o sistema escolar japonês e do sistema de escola americana é que os americanos respeitam a individualidade, enquanto os japoneses controlam o indivíduo, observando as regras de grupo. Isso ajuda a explicar a característica japonesa de comportamento do grupo.

 

Tradução do Exercício

  • Devido ao rápido crescimento da população após a Segunda Guerra Mundial, o número de alunos em um típico elementar ou escola secundária, ultrapassava 50.
  • Dainiji sekai taisen no ato no kyuugekina jinkou zouka no tame, tenkeitekina shou-chuu gakkou no seitosu wa katsute go-juu nin o koemashita.
  • 第二次世界大戦のあとの急激な人口増加のため、典型的な小中学校の生徒数はかつて50人を超えました。

 

Gramatica

“~no tame” significa “por que ~”. Leia mais sobre a Gramática Japonesa.

  • Eu não irei trabalhar hoje por causa de um resfriado.
  • Kaze no tame, shigoto ni ikimasen deshita.
  • 風邪のため、仕事に行きませんでした。

 

Vocabulário

dainiji sekai taisen Segunda Guerra Mundial
ato depois
kyuugekina rápido
jinkou zouka crescimento da população
tenkeitekina tipicamente
shou-chuu gakkou ensino fundamental e escolas secundárias
seitosu o número dos estudantes
katsute uma vez
go-juu cinquenta
koeru exceder

Confira Outros Guias

Hiragana – KatakanaKanji

Arquivos de Áudio

Tabela de Pronúncia Hiragana

Leia Também

Guia CompletoVerbos ÚteisConjugação Verbal Verbos no InfinitivoVerbos com Áudios

Profile photo of Mauro Soutto

Author: Mauro Soutto

Blogueiro, apaixonado pela cultura e culinária japonesa bem como pelo idioma japonês. Nesse blog, iremos reunir diversas informações sobre o japão com dicas de viagens e experiências de brasileiros no Japão.

Share This Post On

Receba Lições de Japonês em seu Email

Inscreva-se em nossa lista e receba lições de Japonês diretamente em seu Email.

Obrigado! Em breve você estará recebendo novidades!

Receba Dicas Incríveis sobre o Japão e seu Idioma!

Receba Dicas Incríveis sobre o Japão e seu Idioma!

O Japão é Lindo! Sua Cultura, Seu Idioma, Suas Paisagens! Inscreva-se e receba Dicas de Viagens e Lições de Japonês EXCLUSIVAS em seu Email.

Ótimo! Verifique seu Email e Confirme sua Inscrição!

Pin It on Pinterest

Share This
Pular para a barra de ferramentas