Desenhos do artista de mangá mostra a rica diversidade de língua japonesa

Um desenhista de mangá famoso pelos desenhos de animais nas formas dos kanji concluiu recentemente uma exposição em Paris em uma missão de transmitir a beleza e diversidade da língua escrita, usada no Japão.

Johji Yamauchi 1)Ajw.asahi.com exibido suas obras, incluindo seus desenhos mais recentes, no Maison de la cultura du Japon uma Paris 2)MCJP, um centro cultural da capital francesa, em uma exposição que decorreu até 4 de abril. Foi seu primeiro em Paris.

Além de seus animais, os novos trabalhos que ele mostrou incluíam o kanji para sumô desenhado em um papel de dois metros longo “washi” em forma de dois lutadores de sumô e o kanji para Kabuki representado pelo desenho de um traje extravagante e um ator de Kabuki.

A artista de 74 anos de idade ele tenta ganhar como um público o maior possível na esperança de que irão reconhecer a diversidade da língua japonesa através de suas obras.

Yamauchi

Yamauchi

Yamauchi estava tão ansioso para levar seu trabalho para Paris que ele até pagou seus próprios custos de transporte. Ele disse que a exposição teve uma boa recepção, e ele tornou-se confiante de que seu esforço irá adicionar o ímpeto para intercâmbios culturais com pessoas de diferentes nacionalidades.

“No futuro, eu gostaria de apresentar exposições dos meus trabalhos em países e regiões que são influenciadas pela cultura chinesa (como kanji), incluindo a Coréia do Sul, China, Taiwan e Vietnam,” disse Yamauchi.

Yamauchi nasceu na cidade do porto chinês de Dalian, em 1940. Seu pai, que era um policial, morreu na Sibéria depois da segunda guerra mundial após ser feito prisioneiro pelas forças soviéticas. Após a guerra, Yamauchi, sua mãe e outros parentes, em um estado de desnutrição, mudou-se para a província de Miyagi.

Norakuro

Norakuro

Yamauchi disse que o primeiro mangá que ele leu foi “Norakuro”, 3)Wikipedia uma série sobre um cão vadio, escrito por Suiho Tagawa (1899-1989).

Quando Yamauchi estava na quinta série, ele começou a escrever cartas de fãs para Osamu Tezuka (1928-1989). A artista sempre escreveu de volta, juntando inéditos desenhos. Isso incentivou Yamauchi para prosseguir uma carreira na manga.

Depois que ele se formou no colegial, ele se mudou para o apartamento alugado Tokiwa-so em Tóquio Toshima Ward, que ficou famoso por ser uma casa partilhada onde moraram muitos artistas proeminentes de mangá tais como Fujio Akatsuka (1935-2008) e Shotaro Ishinomori (1938-1998).

Yamauchi começou a desenhar animais em caracteres kanji, depois de excursionar Canadá para ver animais selvagens há 44 anos. Seus trabalhos incluem animais como gatos, cães, tigres, pandas, cobras e gorilas desenhados nas formas dos alfabetos e caracteres, incluindo o kanji, hiragana e katakana. A maioria das personagens que ele desenha está associada com o animal.

Seu trabalho humorístico e reconfortante tem sido adotado nos livros de escola.

Referências   [ + ]

1. Ajw.asahi.com
2. MCJP
3. Wikipedia

Receba Lições de Japonês em seu Email

Inscreva-se em nossa lista e receba lições de Japonês diretamente em seu Email.

Obrigado! Em breve você estará recebendo novidades!

Receba Dicas Incríveis sobre o Japão e seu Idioma!

Receba Dicas Incríveis sobre o Japão e seu Idioma!

O Japão é Lindo! Sua Cultura, Seu Idioma, Suas Paisagens! Inscreva-se e receba Dicas de Viagens e Lições de Japonês EXCLUSIVAS em seu Email.

Ótimo! Verifique seu Email e Confirme sua Inscrição!

Pin It on Pinterest

Share This
Pular para a barra de ferramentas